segunda-feira, 4 de julho de 2016

Boldo

Nome científico: Peumus boldus

Nome Popular: boldo verdadeiro.



Descrição: da família das Monimiáceas, Originário do Chile, onde o boldo forma verdadeiras matas de arvores com até 12 a 15 metros de altura em diversas regiões e no norte se restringe quase que exclusivamente à cordilheira costeira dos Andes. É utilizada em combinação com outras plantas aromáticas, na indústria de licores e bebidas alcoólicas amargas.

Parte utilizada: folhas e óleo.

Indicações: atribuem-se ao boldo, incontáveis virtudes medicinais, tônicas e excitantes, medicamento especialmente indicado para afecções do fígado e do estômago. De modo geral atuam contra as seguintes enfermidades: hepatites, litíase biliar, cólicas hepáticas e congestões do fígado, flatulência , dispepsia, dores de estômago, distúrbios gástricos e digestivos, inapetência, fraqueza orgânica, tonturas e insônia, prisão de ventre e cólicas intestinais, reumatismo e gonorréia. Combate a má digestão, fortifica o estômago e os nervos.Combate a insônia, limpa as manchas da pele, especialmente as do rosto causadas por distúrbios do fígado.

Propriedades medicinais: afecções do fígado e do estômago, litíase biliar, cólicas hepáticas, hepatites, dispepsia, tontura, insônia, prisão de ventre, reumatismo, gonorréia       ( Brasil, 2016) . 






 Fonte: BRASIL.J.H, Boldo. Disponível em: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/boldo-do-chile.html#.V37NRdIrLIU . Acesso em 12 de julho de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário